quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Em carreata // "Família" pede libertação do Boneco Cidadão





Carreata contou com a mulher e o filho do personagem, além de 30 veículos Foto:Fotos Paulo de Sousa/DN/D.A Press
Nem mesmo uma carreata com a "esposa e o filho" do Boneco Cidadão pelas ruas de Natal, realizada ontem pela manhã, sensibilizou os gestores municipais para permitir a liberação do personagem, apreendido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) desde o último dia 15. O líder comunitário do bairro Nossa Senhora da Apresentação, Milklei Leite de Farias, um dos idealizadores do boneco que foi criado para denunciar os problemas de infraestrutura nas ruas da cidade, diz que espera decisão judicial para recuperar o personagem. Já a secretaria informa que ninguém ainda reclamou a posse do boneco oficialmente.

Como forma de protestar mais uma vez pela apreensão, os idealizadores do Boneco Cidadão criaram dois novos personagens, que seriam a esposa e o filho do boneco e que sentem falta do "pai". Com os dois bonecos em uma carroceria de caminhonete e outros 30 carros, os manifestantes seguiram ontem pela em carreta pela Avenida Bernardo Vieira, desde o bairro das Quintas, até a sede da Semurb, em Candelária. Em seguida, partiram novamente em direção à Prefeitura do Natal, em Cidade Alta, mas não tiveram qualquer sucesso de recuperar o personagem.

Milklei afirma que as várias lideranças comunitárias que idealizaram o boneco já moveram uma ação junto ao juizado especial de pequenas causas para recuperá-lo e aguardam a decisão favorável. "A prisão do Boneco Cidadão, para nós, representa uma repressão à liberdade de expressão. Com ele mostrávamos problemas das comunidades e até conseguimos resolver alguns. No dia que o levaram, disseram que ele atrapalhava a via pública, mas quem faz isso são os muitos buracos que existem nas ruas".

O líder comunitário garante ainda que os donos do boneco já foram buscá-lo no pátio da Semurb, mas que foi exigido um requerimento oficial. "Isso nós até aceitamos, mas também disseram que só liberariam se o boneco apenas fosse colocado em locais determinados previamente". A assessoria de comunicação da Semurb reitera a informação de que a secretaria não recebeu qualquer solicitação oficial para a retirada do personagem. (Paulo de Sousa)                   


Fonte : Diario de Natal Cidades
Edição de quarta-feira, 31 de agosto de 2011

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Prenderam o boneco Deu no DN Online:

"O Boneco Cidadão, famoso por representar as denúncias dos buracos pelas ruas de Natal, foi apreendido na manhã desta segunda-feira (15) ao ser colocado próximo à Prefeitura de Natal, na Cidade Alta. De acordo com o líder comunitário Francisco Gomes de Lima, um dos responsáveis pelo boneco, uma equipe da Prefeitura de Natal, com cerca de 15 pessoas, pegou o boneco e o arremessou em uma camionete, indo para o um destino ignorado.

Segundo o líder comunitário, a equipe da Prefeitura alegou que o boneco estava atrapalhando a via. Francisco Gomes afirmou que os responsáveis pela criação do boneco já entraram em contato com o advogado e que ele vai entrar com uma ação para recuperá-lo.

O Boneco Cidadão foi criado há cerca de três meses por um grupo de lideranças comunitárias de Natal. O boneco possui blog - www.bonecocidadao.blogspot.com e twitter - @boneco_cidadao."

O boneco mais cidadão dos cidadãos de Natal Publicado em 16/08/2011 por buracosdenatal

Nosso talentoso amigo @Brummmmm fez uma pequena homenagem ao boneco cidadão, que diga-se de passagem, é mais cidadão que muita gente por aí.

#bonecocidadaolivre Publicado em 15/08/2011 por buracosdenatal

A bomba de hoje da prefeitura foi a prisão do Boneco Cidadão, que denuncia buracos espalhados pela cidade. Um protesto legítimo e pacífico.
O boneco foi preso pela SEMURB e guarda municipal enquanto sinalizava mais um buraco na rua Ulisses Caldas, Cidade Alta, na manhã desta segunda-feira. Ele não ofereceu resistência à covarde prisão e seguiu acompanhado pelos servidores até o pátio da Secretaria de Mobilidade Urbana. Uma atitude aparentemente desesperada da prefeitura, para esconder o que está em todo lugar. Além de desesperada, arbitrária.
O boneco foi criado por motoristas de transportes alternativos que já estavam cansados de tantos prejuízos provenientes dos buracos. Cansados também de reclamar e não serem ouvidos. A idéia deu certo e conseguiu atenção para os problemas das ruas. Incomodou o poder público, que resolveu cortar o mal pela raiz.
Mais informações sobre o Boneco Cidadão: @boneco_cidadao e http://bonecocidadao.blogspot.com/
Tuite #BonecoCidadaoLivre pela liberdade de expressão e de protesto. Direito nosso!
Boneco sendo preso
Cidadão já no pátio da SEMURB
Sendo levado pelos homens da Lei
fotos: @Jefersonandr e @dayvsoon

Prefeitura do Natal "bota boneco" com o Cidadão

Apreendido por interromper a passagem dos pedestres, alegam fontes oficiais, Boneco Cidadão terá ato de desagravo hoje (16) em seu favor.

A Prefeitura do Natal "botou boneco", com o perdão do apelo à expressão popular, e apreendeu o Boneco Cidadão. Alega-se nas redes sociais que o motivo foi porte ilegal de liberdade de expressão, praticado em flagrante delito na tarde desta segunda-feira (15) na Rua Ulisses Caldas, a metros do Palácio Felipe Camarão. O caso virou chacota.

Criado há três meses para protestar contra as condições precárias da malha viária da capital dos Reis Magos – esses, que em solene silêncio não incomodam as administrações e permanecem impávidos sob pórtico homônimo na BR-101 –, o Boneco Cidadão acabou “algemado” no pátio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

“Até um braço lhe quebraram”, lamentou Francisco Gomes de Lima, 39, o criador do personagem que despertaria inspiração para o folclorista Câmara Cascusdo.

Oficialmente, o motivo foi “incômodo aos transeuntes que trafegam pelas calçadas”. “Uma equipe com 15 homens e três viaturas chegou, com faca, cortaram os cartazes de protestos, jogaram sobre a caçamba e o levaram”.

Atônitos, os manifestantes sequer tiveram tempo para protestar ou identificar os algozes do Cidadão. Vale registrar as placas dos veículos que participaram da operação que mobilizou duas secretarias num ato a um ser inanimado: MZH 5701, MMK 3971 e MNN 0885.

Foto: Cedida

A história, cujo enredo inicial por si só já tragicômico, repercutiu além do imaginado. Francisco Gomes procurou um advogado e já entrou com pedido de habeas corpus para o Cidadão voltar a ecoar em silêncio ensurdecedor os protestos de milhares de natalenses.

O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Bosco Afonso, foi contatado pela reportagem do Nominuto, que uma vez identificada ouviu um rápido “estou em reunião” e viu encerrado o contato telefônico. Não se manifestou sobre o assunto.
.
Fonte: Nominuto

Manifestantes pedem libertação de boneco que denunciava buracos

Ato realizado em frente à Prefeitura teve como objetivo protestar contra apreensão do "Boneco Cidadão" pelos fiscais da Semurb

A #marchadosbonecos, convocada para protestar contra a prisão do Boneco Cidadão, durante uma manifestação, na manhã de ontem (15), no Centro de Natal, não contou com a adesão esperada. O assunto dominou as redes sociais, mas poucas pessoas atenderam ao chamado feito pelo Twitter e pelo Facebook e compareceram ao ato, na tarde desta terça-feira (16), em frente ao Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura.

O Boneco Cidadão foi criado há 40 dias para denunciar os buracos na malha viária da cidade. O grupo de idealizadores é formado por líderes comunitários de vários bairros natalenses. Um deles é Francisco Gomes de Lima, morador do bairro de Mãe Luíza, na zona Leste, segundo quem o boneco de 3,5 metros de altura já percorreu 21 pontos da capital, apontando o estrago em que se encontravam esses locais.

Para Francisco Gomes, a criação do boneco é uma “forma lúdica de discutir um assunto sério”. Além de pedir a liberdade do boneco, a manifestação visava defender a liberdade de expressão. Um dos manifestantes se colocou em frente à entrada da Prefeitura, devidamente protegida pela Guarda Municipal, usando a mão como mordaça para protestar contra o “cala a boca” imposto pela prefeita Micarla de Sousa (PV).

O Boneco Cidadão foi apreendido pelos fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo e pelos homens da Guarda Municipal. Depois, foi transportado para a sede da Semurb, na viatura nº 13 e placa MZH 5701. Hoje pela manhã, os advogados do boneco – sim, o boneco tem advogado, perfil no Twitter (@boneco_cidadao) e até mesmo um blog – ingressaram com uma ação ordinária na Justiça (processo nº 0803461-29/2011), com pedido de tutela antecipada, pedindo a libertação do prisioneiro.

De acordo com Francisco Gomes, os servidores que apreenderam o boneco não deram nenhuma justificativa. “Disseram só que o boneco estava atrapalhando o trânsito, mas o que atrapalha mesmo são os buracos. O boneco estava prestando um serviço às pessoas, sinalizando para que ninguém viesse a cair no buraco”, ponderou.

O titular da Semurb, Bosco Afonso, afirmou que, até o momento, ninguém havia reclamado a posse do boneco. Ele disse que não tomou conhecimento da ação judicial pedindo a libertação do mesmo. Questionado se iria libertar o janota, o secretário informou que espera somente alguém aparecer para reclamá-lo.
Foto: Reprodução
Titular da Semurb diz, pelo Twitter, que ninguém reclamou a posse do boneco. 

“Não temos nada contra o boneco. Estamos esperando alguém se pronunciar. Vamos devolver, mas a pessoa vai ser notificada para não expor [o boneco] em lugar inapropriado”, explicou Bosco Afonso.

O secretário argumentou que o boneco estava ocupando o passeio público e levando risco às pessoas que passavam pelo local. Ele disse que a Prefeitura de Natal está “intensificando a retirada de todo objeto colocado em projeto impróprio”.

Perguntado se o boneco havia sido algemado e torturado, conforme denúncia que circulou pelas redes sociais, o secretário respondeu, com bom humor, que “o rapaz está sendo muito bem tratado”.
 Fonte Nominuto: