Apreendido por interromper a passagem dos pedestres, alegam fontes oficiais, Boneco Cidadão terá ato de desagravo hoje (16) em seu favor.
A Prefeitura do Natal "botou boneco", com o perdão do apelo à expressão popular, e apreendeu o Boneco Cidadão. Alega-se nas redes sociais que o motivo foi porte ilegal de liberdade de expressão, praticado em flagrante delito na tarde desta segunda-feira (15) na Rua Ulisses Caldas, a metros do Palácio Felipe Camarão. O caso virou chacota.Criado há três meses para protestar contra as condições precárias da malha viária da capital dos Reis Magos – esses, que em solene silêncio não incomodam as administrações e permanecem impávidos sob pórtico homônimo na BR-101 –, o Boneco Cidadão acabou “algemado” no pátio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).
“Até um braço lhe quebraram”, lamentou Francisco Gomes de Lima, 39, o criador do personagem que despertaria inspiração para o folclorista Câmara Cascusdo.
Oficialmente, o motivo foi “incômodo aos transeuntes que trafegam pelas calçadas”. “Uma equipe com 15 homens e três viaturas chegou, com faca, cortaram os cartazes de protestos, jogaram sobre a caçamba e o levaram”.
Atônitos, os manifestantes sequer tiveram tempo para protestar ou identificar os algozes do Cidadão. Vale registrar as placas dos veículos que participaram da operação que mobilizou duas secretarias num ato a um ser inanimado: MZH 5701, MMK 3971 e MNN 0885.
Foto: Cedida
A história, cujo enredo inicial por si só já tragicômico, repercutiu além do imaginado. Francisco Gomes procurou um advogado e já entrou com pedido de habeas corpus para o Cidadão voltar a ecoar em silêncio ensurdecedor os protestos de milhares de natalenses.
O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Bosco Afonso, foi contatado pela reportagem do Nominuto, que uma vez identificada ouviu um rápido “estou em reunião” e viu encerrado o contato telefônico. Não se manifestou sobre o assunto.
.
Fonte: Nominuto
Nenhum comentário:
Postar um comentário